I. Regulamento para envio de trabalhos
a. Ao inscrever um trabalho para apresentação no COPAC 2025, o(s) autor(es) aceitam plenamente as normas descritas neste regulamento e assumem a responsabilidade quanto à inscrição, apresentação e possíveis desdobramentos legais.
b. Serão aceitos trabalhos nas seguintes categorias:
b1. Tema Livre: Revisão de literatura científica e Relato de caso clínico ou série de casos. Nessa categoria, os trabalhos poderão ser apresentados como Apresentação Oral ou Pôster Eletrônico.
b2: Fórum Científico: Apresentação de trabalho de pesquisa concluído. Nessa categoria, serão aceitos somente apresentações na forma Oral.
c. A Propriedade Intelectual e questões éticas, como o consentimento dos pacientes para divulgação de dados e/ou imagens referentes ao seu tratamento no Evento são de inteira responsabilidade dos autores do trabalho.
d. Cada participante poderá ser autor/apresentador de no máximo 3 trabalhos científicos, entretanto, não há limite de participação como coautor. Cada trabalho poderá ter no máximo 5 participantes, sendo o primeiro nome do autor (que obrigatoriamente será também o apresentador) e os 4 nomes seguintes serão considerados coautores.
e. O trabalho apresentado deverá abordar um dos temas a seguir:
f. Os trabalhos somente serão aceitos mediante a inscrição paga do autor principal, que será o apresentador no Congresso. Após o aceite do trabalho, não será permitida qualquer mudança nos nomes do autor e dos coautores, como por exemplo a alteração de coautor para autor ou inclusão de autor(es).
g. Embora os autores devam selecionar uma das formas de apresentação do trabalho no momento de submetê-lo via site www.copac2025.com.br, o formato final de apresentação (Fórum científico ou Tema Livre apresentação oral ou pôster) será determinado pela Comissão de Trabalhos Científicos do Evento. Pois, devido a limitação de espaço físico e horários, poderá ser necessária realocação dentre as categorias.
h. O prazo para a submissão dos trabalhos será de 03/05/2025 até às 22h00min do dia 10/07/2025, horário de Brasília.
i. A relação de apresentação dos trabalhos aprovados para apresentação no Evento estará disponível no site até o dia 07/08/2025 (www.copac2025.com.br).
II. Normas para submissão de trabalhos
a. Preencher a ficha de cadastro do autor responsável pelo trabalho. Especial atenção no endereço de e-mail informado, pois o mesmo será utilizado em toda a comunicação entre a comissão organizadora do Congresso e o responsável pelo trabalho.
b. No formulário de envio do resumo, o autor responsável pelo trabalho deverá informar:
c. O resumo deve ser escrito na língua Portuguesa, contendo no mínimo 250 palavras e no máximo 300 (não é permitido uso de imagem na submissão do resumo).
d. Os resumos devem ser estruturados nas seguintes seções: INTRODUÇÃO, incluindo o objetivo do estudo; MÉTODOS, descrevendo como a revisão de literatura, ou pesquisa, ou tratamento de caso(s) clínico(s) foi realizado; RESULTADOS (dispensável ao relato de caso clínico), e CONCLUSÕES. Os resumos devem ser acompanhados de 3 a 5 palavras-chave, também em português, conforme orientações do DeCS (http://decs.bvs.br/).
e. Trabalhos que envolvam pacientes devem apresentar aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) ou Termo de Consentimento do Paciente, em caso de CEP incluir o número de aprovação ao final do resumo. Ressalta-se que os caracteres do número de aprovação do CEP não serão contabilizados no limite máximo de palavras.
f. Trabalhos submetidos fora das normas descritas serão desconsiderados pela Comissão Organizadora.
g. Será disponibilizado para download um certificado por trabalho apresentado no horário e local estabelecido pelo Evento, onde serão mencionados os nomes do autor e dos coautores, título do trabalho e categoria de apresentação. O download e a disponibilização aos coautores serão de responsabilidade do autor.
h. As inscrições dos trabalhos somente serão aceitas via Internet na área de submissão de trabalhos da página do Evento no período estabelecido.
III. Regulamento para apresentação de Fórum Científico
a. O autor/apresentador terá 10 minutos para a sua exposição, seguidos de 05 minutos para discussão;
b. O autor/apresentador deverá comparecer no media desk portando o arquivo da apresentação em powerpoint salvo em um pen drive com no mínimo 3 horas de antecedência ao horário determinado para apresentação. Os autores das primeiras apresentações programadas para o período da manhã deverão comparecer no media desk no dia anterior;
c. O apresentador deverá se apresentar na sala em que ocorrerá sua apresentação 30 minutos antes do horário programado para a mesma;
d. Apresentações que ultrapassarem o tempo predeterminado serão interrompidas e perderão pontos na avaliação;
e. O recurso disponível para apresentação será data show.
» Download do modelo / apresentação oral.
IV. Regulamento para Tema Livre apresentação oral
a. O apresentador terá 10 minutos para a sua exposição, seguidos de 05 minutos para discussão;
b. O autor/apresentador deverá comparecer no media desk portando o arquivo da apresentação em powerpoint salvo em um pen drive com no mínimo 3 horas de antecedência ao horário determinado para apresentação. Os autores das primeiras apresentações programadas para o período da manhã deverão comparecer no media desk no dia anterior;
c. O apresentador deverá se apresentar na sala em que ocorrerá sua apresentação 30 minutos antes do horário programado para a mesma;
d. Apresentações que ultrapassarem o tempo predeterminado serão interrompidas e perderão pontos na avaliação;
e. O recurso disponível para apresentação será data show.
» Download do modelo / apresentação oral.
V. Regulamento para apresentação de Tema Livre pôster
O arquivo power point ou similar deverá ser salvo em PDF para envio pelo sistema on-line de sua inscrição até às 18h:00min, horário de Brasília, do dia 25/08/2025.
A apresentação dos painéis será no formato eletrônico, conferindo mais interatividade e menos custo para quem vai apresentar.
Apresentação de Pôster Eletrônico
O pôster eletrônico é a apresentação de trabalho científico que confere mais flexibilidade para quem o prepara e, também, para os colegas que o acessam e visualizam no monitor.
a. Os trabalhos deverão ser submetidos em PDF, sendo autoexplicativos. O tamanho do arquivo deve ser 0,90cm (largura) x 1,20m (altura);
b. O trabalho permanecerá disponível para visualização dos congressistas e Comissão Julgadora durante o Evento;
c. A Comissão Julgadora irá pré-selecionar os trabalhos que concorrerão à premiação por meio da avaliação da qualidade dos Pôsteres enviados em PDF. Os autores destes trabalhos serão solicitados a apresentá-los a membro(s) da Comissão Avaliadora. Neste caso, o apresentador terá até cinco minutos para a sua exposição, seguidos de três minutos para discussão;
d. Os autores deverão comparecer na sala do media desk, portanto o arquivo previamente submetido ao Evento, no mínimo uma hora antes do horário da sua apresentação, para verificar a integridade do arquivo da sua apresentação. No entanto, não serão aceitas modificações ou troca do arquivo submetido previamente.
» Download do modelo / pôster eletrônico.
VI. Regulamento para premiação e menção honrosa
a. Os critérios de avaliação serão:
1- Relevância do tema;
2- Qualidade do material apresentado;
3- Desenvoltura do apresentador;
4- Respeito ao regulamento de apresentação.